Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Seminário destaca importância da Defensoria Pública na discussão dos oito anos da Lei Maria da Penha

    há 10 anos

    Defensores públicos, autoridades, estudiosos, servidores e estagiários participaram, na sexta-feira, 12, no auditório do 4º andar da sede da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, do Seminário “Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”, em comemoração aos oito anos da Lei Maria da Penha. O evento foi organizado pela coordenadora do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher Vítima de Violência (Nudem), Clara Prazeres.

    “Considero que avançamos com a proposta do seminário. Discutimos questões relevantes e polêmicas, mostramos como se efetivar a Lei Maria da Penha, traçamos novas metas e sugerimos caminhos para chegarmos aos objetivos. O encontro reuniu profissionais de notória importância no cenário jurídico e social como desembargador, juíza, defensores públicos, promotora, psicóloga e assistente social enriquecendo o conhecimento sobre o tema. Posso afirmar que o encontro foi um sucesso”, avalia a coordenadora Clara Prazeres.

    A primeira palestra coube à juíza do I Juizado da Violência Doméstica, Adriana Ramos Mello, que falou sobre “Feminicídio”, termo que designa especificamente o assassinato de mulheres por conta da questão de gênero. A juíza lembrou casos emblemáticos, como o de Eliza Samúdio, e também mencionou episódios de repercussão internacional ocorridos em outros países da América Latina.

    A titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Duque de Caxias, Cristiana Onorato Miguel Bento, foi a segunda palestrante do evento, abordando o tema “Pornografia por Vingança”, citando casos em que homens postam na Internet fotos e vídeos íntimos de ex-companheiras, para humilhá-las e expô-las.

    À tarde, o desembargador Alexandre Freitas Câmara, a defensora pública do Mato Grosso, Rosana Leite Antunes de Barros, e o defensor e diretor acadêmico da Fesudeperj, Marcos Paulo Dutra Santos, discorreram sobre “Competência Cível e Criminal do Juizado da Violência Doméstica e Familiar”.

    O defensor público Marcos Paulo Dutra destacou que a Lei Maria da Penha atua também para acabar com a ideologia machista do homem de encarar a mulher como, simplesmente, objeto dele. Marcos Paulo considera que o foco da lei é a mulher. Segundo ele, a lei perde a forma quando aplicada, por exemplo, a um transexual que sofre agressão do ex-companheiro.

    Para o desembargador Alexandre Freitas, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro acerta em promover o debate sobre a Lei Maria da Penha. “A possibilidade de debater o aprimoramento da Lei Maria da Penha faz do evento singular importância, e a Defensoria Pública, organizando o seminário, está contribuindo para o aprimoramento da sociedade brasileira”, considera.

    Fechando o seminário, a promotora Lúcia Iloizio Barros Bastos, o defensor Marcos Paula, a coordenadora Clara Prazeres, a assistente social do Nudem Moema Bastos de Morais e a psicóloga do núcleo, Marcia Cecília Teixeira Rodrigues, abordaram “Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher: Punição é a Solução”.

    A promotora Lúcia Bastos disse que a punição pode não ser a solução, mas, segundo ela, a punição é necessária. “Não podemos abrir mão do processo criminal, porque ele tem função pedagógica, educativa. Além disso, lembro que é cada vez mais urgente um serviço de orientação à mulher vítima de violência”, finaliza.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/seminario-destaca-importancia-da-defensoria-publica-na-discussao-dos-oito-anos-da-lei-maria-da-penha/140502182

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)