Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Grupo combaterá problemas no transporte às pessoas com deficiência

    A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) e o Ministério Público estadual (MPRJ) formaram um grupo de trabalho para a resolução dos problemas causados às pessoas com deficiência por causa da demora na renovação do Vale Social e do Riocard Especial. A parceria voltada à adoção de medidas judiciais e extrajudiciais pelas instituições foi anunciada, nesta quinta (25), durante o "Fórum Gratuidade em Transportes Públicos para Pessoas com Deficiência."

    O evento foi realizado pela DPRJ, por meio do seu Núcleo de Atendimento à Pessoa com Deficiência (NUPED) e em parceria com o Conselho Estadual para a Política de Integração da Pessoa com Deficiência (CEPDE), e reuniu autoridades, membros da sociedade civil e integrantes do sistema de Justiça no auditório da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública (Fesudeperj). Em debate estavam, exatamente, as questões relativas à demora e à burocracia para a concessão do Vale Social (que dá direito ao transporte interestadual e por trem, metrô e barcas) e do Riocard Especial (que se encontra no âmbito municipal).

    – Debatemos o porquê do cadastramento das pessoas em cada modal, o porquê da exigência de laudo médico periódico para pessoas com deficiência permanente, os motivos de tanta burocracia para a concessão dos benefícios e também os da atual demora. Além da parceria com o MP para a formação do Grupo de Trabalho, outras parcerias também puderam ser estreitadas no evento, de modo que poderão ser atacadas as causas da demora e das dificuldades para a renovação do Vale Social e do Riocard Especial – destacou o coordenador no NUPED, Pedro González.

    Representante da Associação Mão Amiga, Célia Silva conhece muitos desses problemas de perto. Por causa da demora na concessão do benefício, duas mães estão recebendo o dinheiro da passagem da associação para que continuem levando os filhos autistas à terapia.

    – As mães tiveram o Vale Social cancelado e, mesmo entregando toda a documentação necessária para a renovação do benefício com três meses de antecedência, conforme exige a secretaria estadual de Transportes, aguardam por uma resposta desde o início do ano. Quando procuram a secretaria, são informadas de que o pedido ainda está em análise e, se não levarem os filhos à terapia, todo o tratamento feito até agora poderá ser perdido – preocupa-se Célia.

    Em busca de respostas – para várias questões – também estava a representante da Associação dos Deficientes Visuais do Estado do Rio de Janeiro, Carla Philadelpho da Costa, de 36 anos. Aos presentes ela denunciou a violação ao direito de ir e vir das pessoas com deficiência permanente em dois municípios: Niterói e São João de Meriti. Segundo Carla, a demora na renovação das gratuidades nessas cidades está levando à impossibilidade de uso do transporte público de forma gratuita. Para usufruir deles é necessário pagar a passagem.

    – Há ainda outros problemas: a Salineiras, empresa de ônibus que detém a concessão na Região dos Lagos, não aceita o Vale Social expedido pelo Estado e exige que a gente faça a adesão a um Passe Livre próprio da região. Ou seja, está desrespeitando a lei 4.510, que garante a obrigatoriedade do transporte gratuito intermunicipal. Além disso, ainda há as questões referentes à renovação do passe do município do Rio, que não está sendo renovado para quem não é munícipe. Já o dos munícipes está demorando muito: parece que há 18 mil na fila de espera – espanta-se Carla.

    E a coordenadora do Vale Social, da secretaria estadual de Transportes, Celina Rodrigues, também. Segundo ela, problemas de baixa capacidade de internet estão impossibilitando o andamento dos trabalhos.

    – Nós estamos com um problema muito grande em relação à internet: temos 10 Megas e, com essa capacidade, o sistema roda lentamente. Os cadastros das pessoas com deficiência estão lá, todos prontos, mas não temos como lançar no sistema. Cada digitador lança 400 por dia e hoje, com a atual capacidade, a gente consegue lançar, por digitador, cerca de cinco por dia. Da mesma forma, precisamos desse sistema da internet para enviar os arquivos à Riocard – disse Celina.

    O deputado estadual Márcio Pacheco, da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Alerj, questionou:

    - A crise do estado é grave de despesa, muito mais do que receita. Se hoje há 10 Megas de internet é porque não se deu qualidade de trabalho para esses servidores e velocidade para tratar da população. A minha pergunta é uma só: e as concessionárias estão recebendo a subvenção e o repasse do estado? E esse serviço que hoje não é dado à população, o Estado tem feito a sua contrapartida? O responsável, que deveria estar aqui dizendo o porquê do sistema não funcionar não veio – perguntou Marcio Pacheco.

    O representante do Ministério Público estadual, Luiz Cláudio Carvalho de Almeida, também rebateu:

    – Os problemas que ocorrem em um sistema, para a garantia de direitos, não podem se reverter contra os titulares desses direitos. Problemas existem, mas não é o titular do direito que deve pagar por eles. O Estado tem que criar soluções, dentro das suas limitações, que não envolvam a restrição de direitos – destacou.

    Questionado sobre o consórcio das empresas de ônibus, que analisam os laudos médicos apresentados pelas pessoas com deficiência, aceitando-os ou não, e sobre a dificuldade de acesso ao transporte público no município do Rio, por pessoas vindas de outras cidades, o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Carlos Alberto da Silva Rocha, admitiu a mudança de estratégia:

    – Fizemos um levantamento de todas as questões referentes às pessoas com deficiência e essas estão pontuadas. A gente vem atuando com uma determinada estratégia e agora estamos pensando em outra. Temos que mudar de estratégia, já que a atual não está surtindo todos os efeitos desejados – disse.

    Veja mais fotos em nosso Flickr.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/grupo-combatera-problemas-no-transporte-as-pessoas-com-deficiencia/378200342

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)