Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Estado responde recomendação sobre falta de remédios em presídios

    A Secretaria Estadual de Saúde informou à Defensoria Pública do Rio de Janeiro que abriu processo administrativo para a aquisição dos medicamentos que faltam nos presídios do estado. A medida atende a uma recomendação feita pelo Núcleo do Sistema Penitenciário, pela Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva e pelo Núcleo de Fazenda Pública da DPRJ.

    No documento, a Defensoria recomendou a adoção das medidas necessárias para a regularização do estoque da Secretaria de Administração Penitenciária, que estão praticamente vazios, mediante o fornecimento mensal de medicamentos e insumos de saúde previstos e que são indispensáveis para o tratamento da saúde dos custodiados.

    Os defensores Marlon Barcellos, Samantha Monteiro e Thaisa Guerreiro, responsáveis, respectivamente, pelo Núcleo do Sistema Penitenciário, pela Coordenadoria de Saúde e Tutela Coletiva e pelo Núcleo de Fazenda Pública da DPRJ, explicaram que Estado do Rio de Janeiro aderiu à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional e assumiu, por meio de um convênio firmado com o Município do Rio no mês de janeiro, a responsabilidade exclusiva sobre a atenção à saúde dos presos.

    Por isso, de acordo com os defensores, compete ao governo estadual garantir o acesso dos custodiados ao cuidado integral no Sistema Único de Saúde, incluindo a execução da atenção básica, já tendo, inclusive, recebido verbas do Ministério da Saúde para a aquisição de medicamentos e insumos deste nível de atenção.

    Segundo informações recentes da Secretaria Estadual de Saúde, o processo administrativo de compra encontra-se em fase de pregão.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estado-responde-recomendacao-sobre-falta-de-remedios-em-presidios/397097899

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Princípios informadores do Direito Penal Mínimo

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)