Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Audiência de custódia evitou prisões sem aumentar a reincidência


    Em um ano, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro representou 5.302 presos em flagrante nas audiências de custódia – procedimento que consiste na apresentação do custodiado ao juiz, em um prazo máximo de 24 horas, para que avalie os requisitos legais para a manutenção da prisão. O número representa 93,6% do total de detidos submetidos à medida. Desse total, apenas 2,8% voltaram a ser apreendidos cometendo novo delito.

    O dado consta de relatório inédito produzido pela Defensoria Pública sobre os casos que a instituição defendeu no primeiro ano da audiência de custódia no Rio. O documento será divulgado nesta sexta-feira (21), às 14h30, no segundo dia do seminário A Defensoria Pública e a Audiência de Custódia, que a DPRJ promove em sua sede (Avenida Marechal Câmara, 314). O evento é aberto à imprensa.

    Participam da divulgação do documento o defensor público-geral do Estado, André Castro, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, que capitaneou a implantação do procedimento nos tribunais do país, no ano passado, quando presidia o Conselho Nacional de Justiça.

    As audiências de custódia começaram a ser realizadas no Rio de Janeiro no dia 18 de setembro do ano passado. O relatório, elaborado pela diretoria de Estudos e Pesquisas de Acesso à Justiça da Defensoria, faz uma análise dos casos defendidos pela instituição até a mesma data deste ano. O estudo traz dados detalhados sobre o perfil social dos custodiados – o que inclui raça, gênero e grau de escolaridade – assim como os crimes que mais levaram à prisão em flagrante.

    Serviço:
    Relatório Um Ano de Audiências de Custódia no Rio de Janeiro
    Local: Auditório da sede da DPRJ – Avenida Marechal Câmara, 314, 2º andar.
    Quando: Sexta-feira (20 e 21)
    Horário: 14h30



    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/audiencia-de-custodia-evitou-prisoes-sem-aumentar-a-reincidencia/397109328

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)