Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lançamento de cartilha jurídica em encontro de religiões afro marca início do projeto Novembro da Consciência Negra

    É terminantemente proibida qualquer forma de conversão dos alunos da rede pública de ensino a uma determinada fé e, além disso, a frequência deles nas aulas de religião não é obrigatória. Assim prevê o artigo 210 da Constituição Federal de 1988; o artigo 22 da Lei 9.394 de 1996 e, desde a tarde desta segunda (16), a quarta página da cartilha Andar Com Fé eu Vou.

    O informativo elaborado pela Defensoria Pública do Rio, através do Núcleo Contra a Desigualdade Racial (Nucora), destaca a legislação vigente em oito páginas de muita informação jurídica e de utilidade pública voltada a todo o cidadão. Sobretudo, ao público presente no Encontro de Religiões, Direitos Humanos e Acesso à Justiça para o lançamento da cartilha e para a participação no debate, realizado no auditório do segundo andar da sede da instituição fluminense.

    O evento marcou a abertura do projeto "Novembro da Consciência Negra", que ainda terá atividades como a participação do Nucora na Roda de Conversa do seminário "A Reforma da Justiça", promovido nesta quarta (18), na Uerj; além de um Cine Debate no dia 27 de novembro e do encontro "Cotas em Debate: a política de ação afirmativa da Defensoria Pública, no dia 30, também no auditório da sede.

    - O evento sobre religiões foi trazido por nós, para o mês da Consciência Negra, por uma razão bem especial: no entendimento do Nucora e da atual coordenação desse núcleo, a discriminação religiosa tem muito a ver com o racismo. Infelizmente tivemos, há poucos dias, uma demonstração de como essa questão está presente na sociedade brasileira e mundial. Vimos como a discriminação religiosa pode afetar o destino de nações e como pode representar um ferida cruel na história do país - destacou a coordenadora do Nucora, defensora pública Livia Casseres.

    Abrindo os discursos no encontro de religiões, ela recebeu o ouvidor externo eleito, Pedro Daniel Strozenberg, na mesa de abertura do evento. Em sua primeira agenda após a eleição para o posto, ele frisou que o debate da religiosidade africana é tema" absolutamente central para a democracia brasileira "e, claro, do Rio de Janeiro.

    - Espero contribuir com esse debate agora e também futuramente, como ouvidor, sendo capaz de traduzir essa demanda e suas reflexões para o conjunto da Defensoria Pública. Uma coisa é ter a doutora Livia conosco e o outra é levar isso aos 800 defensores em atuação. A Ouvidoria, portanto, será uma facilitadora. Ela não será um funil de demandas, mas uma amplificadora delas - observou Strozenberg, que é pesquisador do Instituto de Estudos da Religião (Iser).

    Diante disso, a respeitada mãe Meninazinha da Oxum apresentou logo a principal reivindicação do" povo do santo: "

    - Precisamos ter a efetiva liberdade de culto. Hoje, nossos yaôs saem na rua e são xingados e até apedrejados. Lutamos há muito tempo contra as agressões sofridas por nossa religião e precisamos nos fortalecer. Olha só o que está acontecendo lá fora (em outros países). Isso pode chegar até aqui, a gente não sabe - alertou a yalorixá.

    Coordenador da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), o ogã José Marmo da Silva também preocupa-se:

    - Todo nós sabemos que há intolerância religiosa e racismo. Mas como combatê-los? A resposta para essa pergunta é exatamente o que nos importa agora. Esse encontro é apenas um primeiro momento, o primeiro passo. Certamente, a Defensoria Pública não ficará livre de nós - descontrai o ogã.

    Encerrando a mesa de abertura, a superintendente de Igualdade Racial do Estado do Rio de Janeiro, Mara Ribeiro, observou o descaso com a população negra.

    - Temos muitas demandas em relação ao povo negro e ainda hoje, em pleno século 21, precisamos falar em garantias de direitos. Nós temos o direito à vida! Quando a pessoa entende que é detentora dele, automaticamente, os direitos sociais já estão garantidos nessa vertical - defende Mara.

    O encontro prosseguiu com a mesa" Conversa Afiada sobre Discriminação Religiosa "e teve a participação da antropóloga Rosiane Rodrigues e da coordenadora do Centro de Promoção da Liberdade Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, Lorrama Machado. Em seguida, a coordenadora da Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública, Débora Diniz, mediou o painel" Mídia e Discriminação Religiosa ", com a jornalista da GloboNews e diretora do documentário" Intolerância ", Renata Baldi, e com a repórter do jornal O Globo, Dandara Tinoco.

    Por último, a procuradora da República Ana Padilha e o advogado, professor de Direito e ogã do Terreiro Ilê Oxumarê, Luiz Fernando Martins da Silva, abordaram o tema" Religiões afro-brasileiras, combate à discriminação religiosa e acesso à Justiça ".

    Ao final, Livia Casseres explicou a cartilha e orientou o público a procurar a Defensoria Pública sempre que necessário.

    Texto: Bruno Cunha

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações140
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lancamento-de-cartilha-juridica-em-encontro-de-religioes-afro-marca-inicio-do-projeto-novembro-da-consciencia-negra/257225419

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)