Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensoria abre roda de conversa sobre gênero, negritude e igualdade

    A igualdade racial na Educação, entre outros temas relacionados às questões étnicas, estiveram em discussão, na última sexta-feira (25), na "Roda de Conversa Gênero, Negritude e Igualdade." O evento realizado pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ), por meio do Núcleo Contra a Desigualdade Racial (Nucora), marcou as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, cuja data é 20 de novembro.

    - Foi muito relevante discutir as questões ligadas à educação para a diversidade e ao regime jurídico de grupos de trabalhadoras em situação de desvantagem. Também estiveram em discussão os impactos da violência urbana sobre as mulheres - destaca a coordenadora do Nucora, Lívia Casseres.

    - Um ponto importante foram as contradições que, por ventura, existem entre a defesa dos direitos humanos e a proteção dos direitos relativos à defesa criminal. Os palestrantes colocaram visões sobre a importância dessas duas vertentes na atuação da Defensoria e a necessidade de compatibilizá-las - observou Lívia Casseres.

    Mediado pela servidora da DPRJ Letícia de Almeida Peçanha, que é graduada em Direito, a roda de conversa contou com a participação da defensora pública de São Paulo e membro do Núcleo de Diversidade e Igualdade Racial da instituição paulista, Isadora Brandão Araújo da Silva, que também é mestre em direito pela USP. Ainda participaram a membro da Associação de Mulheres Negras Aqualtune e também do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Allyne Andrade; e a antropóloga e pesquisadora de Pós-Doutorado NECVU/UFRJ, Luciane Rocha.

    Abordando o tema "Igualdade Étnico Racial na Educação", Allyne falou sobre o estudo do papel do Direito no estímulo à educação antiracial e antiracista e, ainda, sobre a Lei 10.639, que estabelece o ensino de História da África e de História Afrobrasleira nas escolas públicas e privadas brasileiras.

    - Sobre orientação sexual e sobre gênero, acabam emergindo várias questões que são silenciáveis por essa Educação que se diz universal. Ela só pode ser universal porque silencia outros sujeitos, silencia diferenças. A educação hoje, no Brasil, só pode ser do jeito que é - ignorando a contribuição dos negros, dos asiáticos, dos indígenas, dos bolivianos, dos haitianos etc -, porque silencia. E silêncio é violência - disse.

    E continuou:

    - Quando a gente nega para os alunos o ensino de história da África e da história africana ou indígena, estamos negando que partilhem do legado que foi construído pela humanidade. É como se disséssemos: os indígenas construíram um saber que eu lhe nego - observou.

    Em seguida, a defensora pública Isadora Brandão destacou a importância de uma agenda voltada aos direitos humanos.

    - Falo sobre interseccionalidade e sua importância para a construção de uma agenda em direitos humanos que tire da invisibilização demandas de grupos atingidos por múltiplas dinâmicas de opressão. Como exemplo, as mulheres negras, a situação de desproteção jurídico-trabalhista das empregadas domésticas, a questão das mulheres encarceradas e da violência contra a mulher negra - ressaltou.

    Texto: Bruno Cunha

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações96
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensoria-abre-roda-de-conversa-sobre-genero-negritude-e-igualdade/409590865

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)