Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    “Rua Cidadã”: a educação em direitos à população em situação de rua

    Levar educação em direitos à população em situação de rua é o principal objetivo do projeto “Rua Cidadã”. Fruto da parceria entre a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Defensoria Pública da União, a iniciativa prevê uma série de encontros, toda primeira sexta-feira do mês, a partir das 14h, no auditório da DPU-RJ, localizado na Avenida Presidente Vargas nº 62, 3º andar.

    O primeiro encontro aconteceu na sexta-feira, dia 4 de agosto, e reuniu cerca de 40 moradores de rua. Envolvida com o “Rua Cidadã” e outros projetos importantes voltados à população em situação de rua, a defensora pública Carla Beatriz Nunes Maia avalia de forma positiva a participação do público no encontro inicial e explica como o convite é feito:

    — O auditório estava cheio e isso foi uma boa surpresa. O convite à participação nas reuniões acontece a partir de uma rede de parceiros, que inclui o trabalho de voluntários e da prefeitura do Rio. Pessoas atendidas, de segunda a sexta-feira, no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da DPRJ também são convidadas a participar do “Rua Cidadã”.

    O projeto promove a educação com palestras de pessoas ligadas ao sistema de garantia de direitos. Dessa forma, juízes, assistentes sociais e defensores públicos transmitem informações durante as reuniões mensais. Essa iniciativa coloca a DPRJ em harmonia com a Lei Complementar nº 80, de 12 de janeiro de 1994, que prevê a promoção dos Direitos Humanos como uma das atribuições da Defensoria Pública. A população em situação de rua é um dos grupos sociais populares mais vulneráveis à violação dos seus Direitos Humanos.

    — É muito importante que a população em situação de rua se sinta segura sabendo que existem instituições do estado e pessoas que prezam por seus direitos — destaca Carla Beatriz.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/rua-cidada-a-educacao-em-direitos-a-populacao-em-situacao-de-rua/489559046

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)