Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Documentário com participação de defensora estreia nesta segunda, 11

    Prêmio de melhor longa-metragem no Festival Internacional Mujeres En Foco, em Buenos Aires, o documentário “Legítima Defesa” relata as histórias de três mulheres vítimas de violência doméstica e processadas criminalmente por terem matado seus agressores. A estreia do filme no Rio de Janeiro será nesta segunda-feira, 11, às 21h, no Estação NET, em Botafogo, na programação do Cineclube Delas. Na quarta-feira, 13, às 17h, a exibição será no 2º Cine Debate em Direitos Humanos, na sede da Defensoria Pública em Duque de Caxias.

    “Legítima Defesa” conta com a participação da defensora pública da 4ª Vara Criminal da comarca, Glauce Passos de Souza Maués. Apenas duas dentre as dez mulheres convidadas a dar depoimento pela produção do documentário aceitaram contar o que passaram e mostrar o rosto na tela. A defensora Glauce atuou na defesa de uma dessas acusadas, Úrsula, e na defesa de uma terceira mulher, que não quis se expor mas autorizou que o caso fosse abordado no filme.

    A diretora Susanna Lira decidiu então reencenar o julgamento, com a colaboração não só da defensora Glauce, mas também de uma promotora e de uma juíza. A ré foi representada por uma atriz. Os fatos do processo foram reproduzidos de forma idêntica à sessão no Tribunal do Júri. O nome da acusada foi trocado, para mantê-la no anonimato.

    — Essas mulheres normalmente vêm de uma longa jornada de constantes agressões físicas e torturas psicológicas — explicou a defensora em entrevista ao Fantástico, no último domingo.

    A ideia do documentário foi da produtora Leda Stopazzolli, estudante de Direito. O roteiro foi escrito por Sara Stopazzolli, irmã de Leda, que pesquisou processos em que as rés fossem mulheres vítimas de violência doméstica levadas à justiça por terem se protegido e a seus filhos matando os companheiros agressores. O levantamento de Sara nos tribunais do Rio e São Paulo identificou 50 desses casos nos últimos dez anos. Dentre os 50 casos, a pesquisadora e roteirista localizou10 mulheres. No final, apenas duas delas concordaram em falar na primeira pessoa,

    “Legítima Defesa” foi apresentado no último dia 2, na mostra competitiva no Festival Internacional Mujeres En Foco, na 7ª Edição do Festival de Cine pela Equidad de Género, em Buenos Aires, Argentina.

    Susanna Lira, Leda e Sara Stopazzolli estarão presentes em debate após a exibição do filme no Estação NET, nesta segunda-feira, 11, às 21h (Rua Voluntários da Pátria 34, Botafogo). Entrada gratuita para os vinte primeiros espectadores. Os demais pagarão R$ 10 e R$ 5 (meia).

    A exibição do documentário no Cine Debate Caxias, na quarta-feira, 13, às 17h, também contará com a presença do trio. O endereço é Avenida Perimetral Curupaiti, s/no- Jardim Vinte e Cinco de Agosto. A entrada é franca.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/documentario-com-participacao-de-defensora-estreia-nesta-segunda-11/531561836

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)