Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Defensorias requerem prazo para alegação de maus antecedentes

    O Grupo de Atuação Estratégica da Defensoria Pública nos Tribunais Superiores (Gaets) – e que atualmente é composto por 11 defensorias públicas estaduais – vai defender no Supremo Tribunal Federal (STF) a definição de um prazo para a aplicação dos maus antecedentes à pena de uma pessoa que cometeu novo crime. A ideia é evitar que os maus antecedentes sejam usados no processo penal como meio de aumento de pena a qualquer tempo, conforme acontece atualmente nas ações e ao contrário do que estabelece a lei para o uso da reincidência, que também é aplicada para aumento de pena e tem prazo de alegação de cinco anos. Para o grupo, se há tempo previsto em lei para que seja alegada a reincidência em um caso, deve haver também para os maus antecedentes.

    Por isso as defensorias foram habilitadas, no dia 8 de março, como amicus curiae (amigo da corte ou parte interessada) no Recurso Extraordinário de autoria do Ministério Público do Estado de Santa Catarina que no STF levanta a questão. No Supremo, as instituições vão defender a fixação desse limite temporal para os maus antecedentes, já que, pela lei, uma pessoa é novamente considerada primária depois de passados cinco anos do cumprimento de uma pena e depois do trânsito em julgado da decisão que a condenou, não podendo, com isso, que o crime anterior seja usado contra ela na aplicação da pena de um novo crime.

    Já o Ministério Público tem posição contrária e defende que, mesmo sendo novamente primária, o crime anterior deve ser lembrado e levado em consideração na aplicação da nova pena.

    – Não se pode reconhecer os maus antecedentes em prazo superior aos cinco anos por afronta direta ao princípio da legalidade e da proporcionalidade da pena, ensejando, assim, um voluntarismo judicial e maior encarceramento – destaca o defensor público Pedro Carriello, atuante em Brasília pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ).

    Texto: Bruno Cunha

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defensorias-requerem-prazo-para-alegacao-de-maus-antecedentes/557936321

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)