Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Coordenação de Mediação da Defensoria ganha novas instalações

    Promover ações para educar a população sobre seus direitos e estimular a resolução de conflitos por meio do diálogo são atribuições permanentes da Coordenação de Mediação e Práticas Extrajudiciais da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ). E a fim de garantir o desenvolvimento deste importante trabalho, o órgão ganhou novas instalações.

    A inauguração do novo espaço, que fica no Leblon, foi na última terça-feira (5) e contou com a participação do defensor público-geral, Rodrigo Pacheco. Esta é 8ª sede que a Defensoria Pública inaugura neste ano. As obras duraram cerca de quatro meses. Além da reforma do sistema elétrico e do sistema de refrigeração, o local foi ampliado e ganhou uma área dedicada à realização de oficinas e ao atendimento dos assistidos. A reforma também triplicou o número de salas de atendimento.

    Para a defensora Christiane Serra, Coordenadora de Mediação e Práticas Extrajudiciais, o principal objetivo da reestruturação do espaço interno do prédio é viabilizar o aumento do número de atividades e de atendimento à população.

    — A reforma e a ampliação do espaço nos permitirão expandir as atividades de mediação e de outros meios consensuais de solução de conflitos, tanto no número de atendimento dos assistidos, quanto na realização de oficinas de parentalidade. Isso fortalece a atuação da coordenação junto à população fluminense — destacou a defensora.

    Na solenidade de inauguração, a defensora Julia Luz, subcoordenadora de mediação, ressaltou que a ampliação da sede e, em consequência, dos serviços prestados à população em situação de vulnerabilidade social é importante e contribuiu para a consolidação do trabalho de mediação realizado pela Defensoria Pública.

    — A ampliação do espaço representa também uma maior divulgação do trabalho de mediação realizado pela coordenação. Aos poucos as pessoas vão entendendo que é possível solucionar seus conflitos através do diálogo — ressaltou.

    Um dos convidados da solenidade, Reinaldo Evangelista, presidente da Associação de Moradores da Cruzada São Sebastião, conjunto habitacional também localizado no Leblon, acredita que o trabalho de mediação é fundamental para fortalecer o diálogo como instrumento de resolução de conflitos.

    — O trabalho de mediação realizado pela Defensoria Pública é muito importante para mim e para os moradores da Cruzada. Já participamos de palestras e oficinas e aprendemos muito a resolver nossos conflitos de forma mais pacífica e empática — afirmou.

    Na solenidade de inauguração, o defensor público-peral Rodrigo Pacheco ressaltou a importância da mediação para o fortalecimento do acesso à Justiça e aproximação da Defensoria Pública e a população.

    — Essa inauguração é também muito simbólica, porque é uma forma de valorização das instituições públicas e de reconhecimento e incentivo ao trabalho que é realizado pela equipe da Coordenação de Mediação — frisou.

    A cerimônia de inauguração contou ainda com a participação de alunos da formação prática de mediação, supervisoras do Mediare e de mediadoras, servidores e o estagiário que atuam diariamente na Coordenação de Mediação. Criada em 2014 pela Resolução 740, a Coordenação de Mediação atende na Rua Humberto de Campos, nº 315, bairro Leblon, na Zona Sul.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coordenacao-de-mediacao-da-defensoria-ganha-novas-instalacoes/778796527

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)