Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Representação da DPRJ em Brasília ganha nova sede

    A Defensoria Pública deu um passo importante na consolidação do seu papel garantidor de direitos com a inauguração, nesta terça-feira, das novas instalações da representação do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) e das defensorias do Amazonas, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul em Brasília-DF. O novo espaço vai permitir uma atuação mais ampla junto aos tribunais superiores e representa um marco importante no fortalecimento da instituição.

    A cerimônia de inauguração também marcou a assinatura de um convênio de cooperação técnica entre as defensorias de todo o Brasil. A partir de agora, todos os estados passam a atuar conjuntamente junto às cortes superiores em demandas de grande repercussão. “A Defensoria se legitima e quem ganha é a democracia”, afirmou o presidente do Condege, José Fabrício Silva de Lima, defensor-geral de Pernambuco. É a primeira vez que o colegiado tem um espaço físico próprio.

    O Defensoria do Amazonas também não possuía representação própria em Brasília. Com a nova sede, a instituição avança para assegurar que, em todas as instâncias, o cidadão assistido tenha sua defesa garantida. “Isso não é favor, nem luxo. É obrigação, é dever constitucional”, disse o defensor público-geral do estado, Rafael Barbosa.

    Defensor-geral do Rio de Janeiro e vice-presidente do Condege, Rodrigo Pacheco ressaltou a importância do trabalho de servidores e defensores dos três estados para que o projeto saísse do papel. “Não é fácil manter uma representação em Brasília. Requer coragem, vontade e ousadia. É muito importante ver as defensorias estaduais aqui, destruindo o mito de que só ricos com advogados caros conseguem trazer suas demandas aos tribunais superiores”, frisou.

    O espaço está situado em área estratégica da capital federal, no Setor de Administração Federal Sul (SAFS), bem próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). “É um dos atos mais prazerosos da minha gestão. Esse espaço simboliza a união da Defensoria Pública em um momento difícil de crise. Ganham não só os defensores, mas também os assistidos”, destacou o defensor-geral do Rio Grande do Sul, Cristiano Vieira Heerdt.

    O ex-deputado federal Simão Sessim, secretário de estado adjunto, representou o Rio de Janeiro na cerimônia. Já a ex-senadora e secretária de relações federativas e internacionais do Rio Grande do Sul, Ana Amélia Lemos, representou o governo gaúcho. A inauguração teve, ainda, a presença da presidente em exercício da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), Rivana Barreto Ricarte; dos presidentes das associações de defensores do Amazonas, Arlindo Gonçalves; Rio de Janeiro, Andréa Sena; e Rio Grande do Sul, Juliana Lavigne, além de autoridades e defensores.

    • Publicações3339
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações168
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/representacao-da-dprj-em-brasilia-ganha-nova-sede/812348285

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)